Vacinação contra a gripe H1n1 já começou em Santa Fé | SANTA FÉ 100,5 FM
25/04/2018 - 9h16 em SANTA FÉ DO SUL:

A Secretaria de Saúde de Santa Fé do Sul já iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza (vacina contra a gripe) com término previsto para o dia 1° de junho de 2018.  As vacinas serão disponibilizadas em todas as Estratégias de Saúde da Família e na Clínica de Atenção à Saúde (Clias), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, sendo o dia D da campanha no dia 12 de maio. As crianças só serão vacinadas nas salas de vacinas: CLIAS (Rua:08, nº 440), ESF 13 de Maio (Rua: 7 de setembro, nº 792), ESF Bela Vista (Rua: 33, nº 635).

 

Casos de H1N1 no município

Segundo a secretaria Municipal de Saúde foram 11 casos notificados, sendo quatro confirmados, três negativos e quatro aguardando resultado. A influenza é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas e a H1N1 é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico.

Os sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dores de cabeça e dores musculares nas articulações. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos. No surgimento de qualquer sintoma procure sua unidade de saúde.

A prevenção deve ser feita pela higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, como também o uso de lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cobrir nariz e boca, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Aconselha-se também evitar aglomerações e não dívida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.

COMENTÁRIOS