Equipe trabalha os últimos preparativos para o lançamento do Projeto Sonho de Natal | SANTA FÉ 100,5 FM
07/11/2018 16:30 em SANTA FÉ DO SUL:

O grande dia para acender as luzes natalinas está chegando na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) e, com a isso, os trabalhos da equipe do Projeto Sonho de Natal se intensificam por toda a cidade. Os últimos preparativos estão sendo trabalhados nas ruas e avenidas para o lançamento do Sonho de Natal, que acontecerá no dia 17 de novembro, a partir das 20h, na Praça Salles Filho.

Aproximadamente 40 pessoas, entre a equipe do Sonho de Natal, motoristas, eletricistas, enfeitam praças, ruas, avenidas e órgãos públicos. Segundo a Coordenadora do Projeto, Claire Alves Fernandes, este ano, uma das atrações será a árvore da Praça Salles Filho, que surpreenderá pelo tamanho. “Estamos elaborando uma decoração linda, feita com muito carinho para a nossa população e os visitantes que recebemos todos os anos”.

A programação cultural começa no sábado (17) e vai até o dia 31 de dezembro com o show da virada.

 

Educação Ambiental

É comum andar pelas ruas de Santa Fé e se encantar com a beleza da decoração natalina. Contudo, o Sonho de Natal, além de turístico, é um projeto ambiental.O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos.

Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.

 

Visando retirar as garrafas do meio ambiente, a Prefeitura Municipal iniciou em 2006 o Projeto com a participação dos alunos da Rede Municipal de Educação, que arrecadaram naquele ano 150 mil de garrafas plásticas.

 

Hoje já são aproximadamente 3,7 milhões garrafas utilizadas nas peças natalinas. Cada dez garrafas o aluno ganha um cupom para concorrer a bicicletas e tablets.

 

“Durante o ano, os professores trabalham com os alunos a importância da reciclagem, do cuidado com a natureza, a conscientização e preservação do meio ambiente. Assim, eles entendem que além de ajudar na decoração da cidade, estão cuidando do meio ambiente”, ressaltou o secretário Municipal de Educação Carlos Rogério Garcia.

Neste ano, a Escola Municipal Dirce Aparecida PedrassaContieiro foi campeã, arrecadando 14.133 garrafas.

 

 

 

COMENTÁRIOS