DEPUTADO QUER BARRAR A PESCA DESENFREADA DA ESPÉCIE TUCUNARÉ ANTES QUE ACABE
18/11/2019 10:22 em REGIÃO:

Comissão de Atividades Econômicas se reuniu para debater possíveis mudanças no código de pesca e da aquicultura para a preservação do peixe tucunaré. A reunião foi realizada no plenário José Bonifácio nesta quarta-feira (11/9).

O projeto de lei que trata do tema é de autoria do deputado Itamar Borges (MDB). Segundo o parlamentar, a pesca do peixe tucunaré se tornou atrativa no Estado de São Paulo e precisa ser fiscalizada. "É um peixe que atrai turistas e pescadores, mas tem tido excessos e é nesse sentido que nós queremos dialogar e buscar uma proposta equilibrada para que tenhamos, por um período ou permanentemente, um controle".

Representantes da Polícia Ambiental do Estado, pesquisadores, profissionais da pesca e associações do setor participaram do encontro. A deputada Márcia Lia (PT) afirmou que muitas famílias ainda dependem da pesca para sobreviver e que o tema precisa ser discutido com mais propriedade. "São mais de cinco mil pescadores artesanais no Estado de São Paulo que alimentam suas famílias com o resultado dessa pesca. Nós temos que saber qual é o impacto de fato dessa espécie nos rios brasileiros, nos rios aqui no Estado de São Paulo", observou.

A pesca esportiva é uma modalidade cada vez mais popular. Sua principal característica é a liberação dos peixes para preservação do ecossistema. Para a secretária executiva da Associação dos Pescadores do Estado de São Paulo, Marilsa Fernandes, a modalidade é importante para o turismo e pode ajudar a criar uma renda sustentável para as famílias. "É na estruturação da cadeia da pesca esportiva que você vê possibilidade para as outras atividades da economia regional e do Estado".

O tucunaré é natural da bacia amazônica, mas chegou no sudeste nos anos 80, o que trouxe um problema para o ecossistema local, com o desaparecimento de outras espécies.

Também participaram da reunião os deputados Carlão Pignatari e Sebastião Santos.

 

Fonte: Alesp

COMENTÁRIOS