Administração Municipal realiza a Campanha Setembro Amarelo | SANTA FÉ 100,5 FM
18/09/2018 11:18 em SANTA FÉ DO SUL:

“O Suicídio é considerado um problema de saúde pública e a cada 40 segundos uma pessoa se mata.  Uma realidade muito triste e um tema que precisa ser discutido com muita responsabilidade com toda a sociedade”, ressaltou o prefeito Ademir Maschio. Pensando nisso, a Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da secretaria de Saúde e em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizarão neste mês a Campanha Setembro Amarelo, que visa a conscientização e prevenção contra o suicídio e valorização da vida.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos e a falta de cuidados com a saúde mental está associada a praticamente 100% dos casos. O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e o mês  foi escolhido porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre assunto e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

“O Setembro Amarelo busca salvar vidas por meio da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu”, lembrou a secretária de Saúde Rosana Vassoler Theodoro de Oliveira.

 

Durante todo o mês serão realizadas palestras e orientações que visam discutir sobre o tema suicídio e a conscientização das pessoas e fixação de banners e cartazes nas salas de espera de todas as ESFs. “Caso alguém tome conhecimento de um amigo ou alguma pessoa da família que esteja passando por dificuldades e pensamentos suicidas procure a Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua casa.  Os profissionais estarão preparados para dar toda a atenção necessária e havendo a necessidade o paciente será encaminhado para o Centro de Apoio Psicossocial (Caps)”, concluiu a secretária Rosana.

COMENTÁRIOS